13/05/2024
Caros pais e encarregados de educação,
Vimos por este meio atualizar a informação que nos é possível neste momento, relativamente às obras da EB da Sé e outros assuntos pertinentes.
Como sabem foram iniciadas em 5 de fevereiro deste ano as obras de beneficiação da cobertura da escola.
Estão também adjudicadas e prestes a serem iniciadas obras de beneficiação das salas, recreio, cobertura da entrada e muros.
A concretização destas obras imprescindíveis implica que uma parte das atividades sejam realizadas em tempo de aulas.
As obras tem gerado constrangimentos relevantes para toda a comunidade educativa, dos quais destacamos o ruído e a falta de espaço para os intervalos das crianças.
Desde o início das obras, a Associação de Pais (AP) tem feito o que pode para junto das entidades competentes conseguir informação para dar em tempo útil aos pais, ao mesmo tempo que pedimos soluções para os constrangimentos que se tem verificado, procurando assim ir ao encontro e dar resposta às preocupações e anseios de todos os pais.
Conseguimos finalmente na semana passada ter informação oficial, da Divisão das Obras Municipais da Câmara, sobre o ponto de situação e calendarização das obras.
As obras da cobertura estão previstas terminar no final de junho.
No início de junho começa a demolição e execução dos muros na rua Jerónimo Pimentel (traseiras da escola).
No início de julho (após final das aulas) começam as atividades no interior das salas/escola.
No fim de julho, iniciam os trabalhos no exterior do edifício.
A previsão de conclusão destas obras é o final do mês de outubro.
A Divisão de Obras Municipais dá a garantia da abertura do ano letivo de 2024/25 na Escola Básica da Sé, e que tudo fará para minimizar os constrangimentos.
Os constrangimentos atuais e futuros serão acautelados e coordenados entre a Divisão de Educação da Câmara e a Escola.
A BragaHabit já informou em comunicado aos pais que o CAF de julho vai decorrer no Centro Escolar de Maximinos.
Em resultado também de manifestações de desagrado por parte dos encarregados de educação individualmente e, coletivamente através da AP, bem como do corpo docente e não docente, sabemos que o Agrupamento de Escolas de Real, já fez um pedido formal à Câmara para o acesso ao jardim contíguo à escola.
Quanto às atividades "Marchas de Santo António" e "Festa de final de ano", vai ocorrer proximamente uma reunião entre a escola, o agrupamento, os representantes de turma e a AP em que será comunicado pela escola as decisões tomadas e os motivos que as justificam.
A AP vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária na última semana de maio para detalhar estes e outros assuntos, informar sobre desenvolvimentos que possam ocorrer até lá, e dar a oportunidade aos associados, pais e encarregados de educação de os discutir.
Cumprimentos
Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB da Sé e JI Quinta das Hortas