No local onde está implantada hoje a Escola EB da Sé situava-se o antigo passeio das Carvalheiras, aonde em Maio de 1915 foi aberto ao público o Horto Municipal das Carvalheiras, aonde para além de sementeiras, árvores de frutas e duas estufas, existiam também diversos marcos miliários e inscrições romanas em pedra de grande valor arqueológico, atualmente expostos no Museu D. Diogo de Sousa. A escola foi construída e inaugurada em 1960 como podemos ver no seguinte artigo publicado no jornal da escola "Estrelinhas da Sé" em Abril de 2003.
No dia 24/03/1994 é publicado no Diário da República - III Série, nº 70, os nossos primeiros estatutos, sendo a Associação dirigida até às primeiras eleições, por uma comissão instaladora nomeada em reunião de pais em 6 de Janeiro de 1993. Já perdemos a memória e as evidências documentais, que nos permitissem saber tanto os pais e encarregados de educação envolvidos nesta comissão instaladora como os eleitos para os primeiros órgãos sociais eleitos para a Associação. Se tiver alguma informação, documento ou fotografias que nos permitam identificar e fazer o tributo merecido as estes valorosos pais contacte-nos para o nosso email (associacaopaiseb1se@gmail.com)
Até ao final de 2002, a escola EB1 da Sé encontrava-se ainda ao abrigo do regime de autonomia, administração e gestão (RAAG) e era constituída pela escola básica e pelo jardim de infância integrado nas mesmas instalações e tinha 436 alunos(1). No ano seguinte, em 2003, no âmbito do processo de integração das escolas não agrupadas em agrupamentos, a EB1 da Sé é integrada no Agrupamento de Escolas de Real. Em novembro de 2004 o jardim de infância passa a funcionar num edifício construído de raiz para a Educação Pré-escolar e passa a designar-se Jardim de Infância Quinta das Hortas.
(1) O reordenamento da rede escolar no concelho de Braga, João Rodrigues; Joaquim machado; Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 13, 2013, pp. 175-193Em 2018, a Associação procede à alteração dos estatutos passando a congregar e a representar formalmente também os Pais e Encarregados de Educação o JI Quinta das Hortas. Desde então a Associação tem sido fundamental no apoio a uma variedade de atividades pedagógicas, culturais, recreativas e desportivas das escolas que representa. Além disso, tem contribuído significativamente para a aquisição de materiais e equipamentos necessários às atividades das escolas, bem como para a melhoria dos espaços de recreio, incluindo por exemplo, a pintura de paredes e pavimentos. A associação também tem desempenhado um papel central como elo de ligação entre a escola e as entidades competentes no sentido de levar a cabo importantes e necessárias obras de beneficiação das instalações das escolas.