Estimados Pais e Encarregados de Educação,
Os momentos não letivos na escola, tais como as refeições e os intervalos, são de enorme importância no dia-a-dia escolar dos nossos filhos. Para além de lhes permitirem momentos para recarregarem energias, são essenciais também porque lhes dão a oportunidade de brincar, ter atividade física e socializar com os colegas fora do ambiente da sala de aula. Em todas as suas dimensões, os intervalos desempenham um papel fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
Recentemente foram iniciadas as tão necessárias obras de beneficiação da cobertura da escola, e, está em andamento concurso público para as obras de beneficiação do exterior. É com grande entusiasmo que vemos essas melhorias serem realizadas. São também resultado de anos de esforço e colaboração, mas principalmente porque são imprescindíveis para um ambiente escolar seguro e funcional.
Contudo, tanto os constrangimentos das obras em curso, como as restrições associadas aos problemas verificados nos muros exteriores, vem agravar significativamente um problema já existente na escola de falta de espaço destinado aos intervalos das crianças. Neste momento, as crianças têm à sua disposição uma área muito reduzida para os intervalos. Para além de não terem muito espaço para brincar, o recinto está muito longe de ser adequado para promover uma interação segura e saudável. A falta de espaço e o nível de ruído excessivo tem vindo a afetar de forma significativa a qualidade do dia-a-dia dos nossos alunos e restante comunidade escolar. Por isso, em nosso entender, este é um assunto de enorme importância, que carece de uma solução urgente, e ao qual a Associação tem estado muito atenta e que tem procurado acompanhar de perto.
A escola tem vindo a tomar iniciativas no sentido de minimizar os efeitos do problema, tem feito tudo que está ao seu alcance para contornar as dificuldades, no sentido de proporcionar aos alunos as suas merecidas pausas letivas, na sua plenitude. Juntamente com a Associação temos procurado dotar a escola de mais materiais lúdicos que possam compensar e colmatar a falta de espaço para outras brincadeiras. A Associação também já fez chegar a todas as entidades competentes um pedido de ajuda na procura de soluções que possam minimizar o problema, nem que seja de forma parcial e temporária. Haverá diferentes abordagens e medidas a tomar, mas, não sabemos qual a solução e por isso solicitamos às entidades que exercendo a sua competência no assunto em questão, possam diligenciar no âmbito das suas atribuições e responsabilidades, no sentido da resolução do problema.
É também neste contexto que, até que comecem a surgir soluções, respondendo também a uma solicitação da escola, vimos por este meio pedir a vossa colaboração e apoio para enfrentar este problema. Apelamos a que conversem com os vossos filhos sobre a importância dos intervalos, lhes expliquem o problema com que nos defrontamos, e que lhes façam perceber que também eles podem ter um papel importante para ultrapassarmos este problema, cuja resolução não é fácil e não depende só de nós. Incentive-os a serem mais conscientes do volume da voz, ao cumprimento das regras e dentro das condicionantes existentes, a terem mais consciência do espaço, dos colegas e da restante comunidade escolar. Sabemos que porventura não será um pedido justo para crianças desta idade, mas neste momento, a escola precisa da colaboração de todos.
Agradecemos antecipadamente a vossa compreensão, cooperação e apoio contínuo, atenciosamente,
Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB da Sé e JI Quinta das Hortas